Translate

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

COMO TER UM CONVITE PARA FASHION WEEK DE PARIS



Entre o 27 de setembro e o 2 de outubro Paris ferveu por causa da Fashion Week! O evento mais esperando do ano  até mesmo mais esperado que o Natal. Quando ouvia falar em fashion week para mim era coisa de elite, muito distante do meu humilde universo! Com um tempo por aqui decidi interessar-me mais sobre este fenômeno em forma de espetáculo e tentar entrar no setor da moda.

Sempre questiono como fazer para participar com grande estilo da Fashion Week de Paris ou de outras capitais da moda como Londres, Milão, Rio, Sampa entre outras. Eu pesquisei, vasculhei todo tipo de informação, perguntei para algumas pessoas que são fichinhas no evento: como elas conseguiram um lugarzinho no front row da FW.  Não consegui detalhes porque uma vez que você diz como fazer, deixa de ser o único e passa a ser mais um, é um segredo que as pessoas guardam a sete chaves, às vezes dão impressão de serem esnobes. Dizem que são convidados por ter uma simpatia que passa por cima de todos os extras do mundo. Outros têm contatos com pessoas que trabalham na moda ou são jornalistas.





Então, se você:
  • não estuda numa escola de moda;
  • não é cliente de uma marca;
  • não é jornalista;
  • não trabalha para uma marca;
  • não conhece pessoas que trabalham;
  • não tem contatos valiosos e não tem amigos fotógrafos e profissionais da moda;
  • não é uma blogueira influente e nem um artista tipo Shym e M.Pokora;
  • e não tem coragem de enfrentar a mega fila que se forma na porta do local do desfile...
Difícil  descolar um lugarzinho. Então, para quem não conhece nem A e nem B e não é cliente da Chanel, Dior, Gustavo Lins entre outros. Como fazer? Não entrem em pânico, pois graças aos jornalistas de moda consegui desvendar alguns segredinhos e até dicas de como fazer para tentar assistir o FW de boa.
Sabe o penetra que sempre aparece numa festa, aqui os jornalistas chamam de "squatter profissional" da FW aquele penetra profissional que embora não seja convidado do estilista está sempre com a cara de pau em pedir para imprensa um convite no front row. O mais interessante é que não importa as dificuldades para entrar nesse círculo prestigioso. Se infiltrar nos desfiles e nos afftershows é com ele mesmo!

1 Dica: ser cara de pau, quem não arrisca não petisca. Não custa nada tentar e pedir um convite para a presse do estilista. Tem gente que até mesmo inventa e manda um email em inglês dizendo que é jornalista de uma revista de moda lá do outro lado do globo e descola fácil um convite.

2 Dica: quase sempre nos hotéis de luxo que hospedam a imprensa international, conseguem extraviar um convite e quem pode e quer pagar é uma opção, uma missão 007 super discreta e altamente confidencial. Ups! Já estou espalhando. Esqueçam!

3 Dica: assistir os desfiles pela internet.

Eu que pensei que a Fashion Week era composta pela high society de Paris. Parece que é a emergente society (povão mesmo) que toma conta do pedaço. Isso me faz lembrar a política de pão e circo. No circo espetacular da moda o lado "fun" tem que ser superior ao lado "não fun" e isso corresponde ao sucesso de cada show! Ouvir dizer que quando ninguém tenta dar uma de penetra no FW o estilista fica tristinho. Uma fashion Week sem penetra não é uma fashion week, né gente!


Outra coisa bastante interessante que descobri é que de acordo com uma jornalista de moda existe 4 perfis de penetra profissional na FW. Ela descreve com muito humor e uma pitada de ironia mas com muito realismo o perfil de cada um deles. Porta-retratos dos penetras profissionais em resumo são:

1. El cafona fashion: normalmente são estudantes de moda que fazem aquelas produções muito loucas para serem fotografados na FW. Resultado: aparecem nas páginas das revistas de moda no quadro certo e errado, representado o errado em um look. Eu quero infiltrar-me no setor mas o cafona fahion é um perfil de muita ousadia, tem que ter criatividade e zero vergonha para chamar atenção dos flashes. ;)

2. Blogueira de Moda Segunda Zona: por que na moda existe também uma hierarquia; As BM de segunda zona não podem competir ainda com as blogueiras de primeira zona que tem um "B" a mais e são internationais. Não ligam se o lugar for no front row ou no standing (em pé) e esperam como boas meninas que são, pacientemente, na fila para entrar. Já em posse do lugar que lhe foi reservado e ansiosa para o início do show, elas pegam seus Ipads e bombardeia de fotos e vídeos para mostrar a todos os seus ínfimos seguidores que ela conseguiu e que ela trabalha, ta pensando o que bordel???!!  Este perfil me agrada, acho que tenho que ser blogueira de vez. Não importa a zona!!hihihi


3. Mágico d'Oz: sabe aqueles caras que tem um estilo estranho não dá para identicar qual é a dele? Eles são os caçadores de modelos pós puberdade, adoram as festinhas aftershows altamente privadas e restritas. Cheias de modelos que precisam se liberar do estresse FW! O vampiro está a solta! Credo!

4. Repórteres zoombies: jornalistas que fizeram sucesso no passado e nem se deram conta que o prestígio ficou  lá no passado mesmo. Continuam na luta para reconquistar um lugarzinho no front row em busca de um furo de reportagem e do glamour que outrora lhe fora dado! Uma lição: a moda e a mídia são perversas com os seres humanos! Mais um credo!




5. Fã oportunista: tipo uma rata de  backstage, conhece tudo, horário, detalhes do lugar do desfile , quem está hospedado em que lugar. A agenda dessa pessoa é como a de um paparazzi, adora fotos e ser marcada onde esteve e com quem. Possui coleções de fotos com artistas tipo com Riahnna na Champs Elysees e coisa parecida. Até mesmo se infiltra na fotos dos outros, história de quem não é visto não é lembrado. Seu foco é a porta de entrada dos artistas, flashes e muitos flashes. O desfile é algo secundário!

Tem mais fontes com outros tipos de detalhes? Se alguém sabe, compartilha aqui no blog comigo. Adoro compartilhar esse tipo de info! Você já passou na fashion week e quer contar como foi a saga para conseguir?  Deixa um mega comentario! Eu, por enquanto, tenho essas dicas e vou aproveitar para tentar no próximo ano se caso nada acontece para mim agora, vai que funciona dar uma de BM de segunda zona!!
Até a próxima e muitos flashes!!









Nenhum comentário:

Postar um comentário