Translate

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

MISSÃO DETOX - Café da manhã


Pessoas queridas, Ano Novo e vida nova. Quer dizer quase tudo novo. Com certeza o que não vai faltar é a rotina, trabalho e mil e outras a coisas a fazer e a cumprir.
Resultado disso: olheiras, sensação de cansaço o ano inteiro e para não variar a sensação continua no ano novo, começa e termina a semana e você diz: "Mas já acabou, nem vi o tempo passar!!!"
Aff Maria, meu povo! Assim o nosso corpinho vai dizer: "chegaaaaa!!!" Até mesmo o pouco tempo para o descanso o vilão internet, facebook e companhia estão lá sugando toda tua energia física e mental. Colocamos horas e horas nosso corpo inerte e o pior adotamos uma postura incorreta e uma alimentação com  o rótulo de light ou diet.
Se tem algo que não perdoa nossos atos é o tempo. Sendo assim, chegou a hora de carregar as bateiras e paparicar o corpo e o organismo com simples gestos  a partir de pequenas mudanças no cardápio. Reserve pelo menos um dia da semana para si mesmo e fique off-line, off de redes sociais, ok?! Impossível? Impossível é continuar a achar que a juventude é algo eterno quando se tem 20 e poucos anos. Será impossível tomar contar de você mesmo por um dia? Reflitamos, refletir e agir não faz mal a ninguém!
O primeiro passo a fazer é ajudar o organismo a trabalhar melhor e a purificá-lo de toxinas. Para realizar essa missão de desintoxicação ou détox, como chamam aqui na França, os nutricionistas recomendam algumas pequenas alterações na alimentação sem sofrer o martírio de uma dieta restrita e desgostosa. Por exemplo:

Café da manhã
Se você é fã de um suco de laranja prepare-se para trocar pelo suco de limão. O limão além de estimular a digestão, possui substâncias anticépticas que fazem uma verdadeira faxina no tubo digestivo eliminando parte dos germes que ficam grudados lá. Sem falar que ele também é diurético e ótimo para ajudar os rins a trabalhar.
Na hora do preparo prefira acrescentar água um pouco morna para facilitar a reidratação e para adoçar escolha o mel, não coloque açúcar branco pois será inútil. O açúcar branco vai ficar no fundo do copo. Se mesmo com o mel ele é muito ácido ou se a ideia de tomar suco de limão vai fazer você ficar um "limão" o dia todo experimente temperar a saladinha no almoço  ou colocar algumas gostas naquele peixe serra frito.







Para quem ama tomar chá em vez de café preto no pequeno almoço, a melhor  opção quando o assunto é eliminar toxinas é o famoso chá verde e o mate. Isto porque as folhas desses chás são secas logo após a colheita sem passar pelo processo de fermentação comum  na maioria das outras folhas. Resultado: maior concentração de substâncias antioxidantes tão preciosas para o organismo no processo de renovação celular. E o melhor de tudo é que o chá verde ajuda a emagrecer também!!!

Todos os dias da semana ou sempre que puder acrescente flocos de aveia no café da manhã, além de ser um cereal completo, ele é rico em fibra alimentar que ajuda na digestão. Além disso, outro fator inédito divulgado pela universidade de Tufts em Massachusetts (EUA) é que a aveia libera no organismo um tipo de antioxidante que impede as células de produzirem o óxido cítrico, radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce das células. Agora não tem outra é muesli a base de aveia e outras sementes potentes no café da manhã.

Assim o corpo agradece!!